"O cérebro se desenvolve a partir dos estímulos que recebe", diz a professora Elvira Souza Lima
Não háreceitaparaeducarosfilhos, mas aCiênciatem apontado caminhos para a difícil tarefa de fazer com que os pequenos tenham umavida plena,saudávelebem-sucedida. Nas últimas décadas, o estudo docérebrotrouxe várias contribuições para o trabalho de pais e de professores.
Conhecer como funciona o cérebro não é pouca coisa. Esse órgão de 1,5 kg comanda nosso desenvolvimento físico, social, emocional, linguístico e cognitivo. Personalidade, emoção, linguagem, memória, pensamento... Está tudo lá. E a chamada neurociência já descobriu alguns mecanismos que contribuem para o desenvolvimento saudável do cérebro. "Ao revelar essa coreografia cerebral, a neurociência nos mostra a melhor forma de interferir", diz Elvira Souza Lima, pós-doutorada pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e pesquisadora em desenvolvimento humano, com formação em Neurociência, Psicologia, Antropologia e Música.
Um desenvolvimento cerebral saudável, dizem os especialistas, precisa de estímulo e proteção."As experiências no começo da vida formam a base para todo o desenvolvimento posterior", explica diretor do Centro para o Desenvolvimento Infantil de Harvard, nos Estados Unidos, Jack Shonkoff, que defende a importância da interação das crianças com a família e a proteção contra o chamado estresse tóxico. "Precisamos assegurar ambientes acolhedores, estáveis e estimulantes para as crianças", afirma .
Nota:as falas de Elvira Souza Lima foram coletadas durante o XVII Seminário de Educação Infantil, organizado peloCentro de Estudos do Colégio Santa Maria, em São Paulo, enquanto as de Jack Shonkoff foram proferidas durante o Seminário Interativo pela Primeira Infância, na Câmara Municipal de São Paulo. Veja algumas contribuições que a neurociência trouxe para a Educação: